Região de Ribeirão Preto registra redução de 48% das mortes no trânsito em fevereiro de 2024

Compartilhe esta notícia:

Estatísticas do Infosiga-SP apontam redução de 29% dos óbitos nas vias da região no primeiro bimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023.

De acordo com os novos dados do Infosiga-SP, sistema do Governo de São Paulo coordenado pelo Detran-SP e gerenciado pelo programa Respeito à Vida, a região de Ribeirão Preto apresentou queda de 48% nas mortes no trânsito em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2023. Foram 13 vítimas fatais nas vias das cidades da região em fevereiro passado, número que havia sido de 25 vítimas em fevereiro do ano anterior. No acumulado deste ano, houve redução de 29% nas mortes no trânsito da região (30 óbitos, contra 42 no primeiro bimestre de 2023).

O modal que mais influenciou as estatísticas positivas da região de Ribeirão Preto no último mês foi o de automóveis. Houve redução de 88% nos sinistros fatais envolvendo veículos no município em fevereiro deste ano (1 morte), em relação a fevereiro de 2023 (8 mortes). Se a análise considerar o bimestre, a redução de óbitos envolvendo automóveis é de 67% (6 registros neste primeiro bimestre, contra 18 entre janeiro e fevereiro do ano passado).

A queda de 100% nas mortes entre os ciclistas em fevereiro também colaborou para os melhores indicadores na região. Não houve registro de óbitos neste modal no último mês nos municípios que compõem a região de Ribeirão Preto – onde foram registradas duas mortes no mesmo mês do ano passado. Até mesmo no modal motocicletas, que costuma ser o com maior mortalidade, foi constatada redução de 30% dos óbitos na região, no último mês (7 mortes no mês passado, contra 10 em fevereiro de 2023). O número de ocorrências fatais envolvendo pedestres na região se manteve estável:  três delas em fevereiro de 2024, assim como de 2023.

No acumulado do ano, os sinistros sem vítimas fatais na região apresentaram queda de 1%: 1043 ocorrências (jan/fev), contra 1.055 em janeiro/fevereiro de 2023.

Infosiga no Estado

Os últimos dados do Infosiga relativos a todo o Estado de São Paulo apresentam como destaques positivos a queda de 6,4% nos óbitos de  pedestres no primeiro bimestre de 2024, em comparação com os primeiros dois meses de 2023 (162 e 173  mortes, respectivamente). Entre os ciclistas, foram registradas 41,2% menos mortes no Estado no último mês, em relação a fevereiro de 2023 (20 e 34 ocorrências, respectivamente) e de 11,1% no acumulado do ano (48 óbitos), na comparação com o primeiro bimestre do ano passado (54 óbitos).

Entretanto, as demais estatísticas gerais de óbitos no Estado não são positivas. Considerando todos os modais, foram 408 mortes no trânsito em fevereiro último, 12,7% a mais do que as 362 mortes em fevereiro do ano passado. Na contabilidade do bimestre, os indicadores também não são favoráveis: 835 vítimas fatais no primeiro bimestre de 2024, número 13,8% maior do que as 734 mortes registradas entre janeiro e fevereiro de 2023. Apenas os sinistros sem óbitos no Estado tiveram uma queda de 0,9%, em fevereiro de 2024, em relação ao mesmo mês do ano anterior (12.933 contra 13.053 ocorrências, respectivamente).

No mês passado, houve também mais óbitos do modal automóvel no território paulista. Foram 100 vítimas fatais ocupantes de veículos, contra 80 em fevereiro de  2023 – um aumento de 25%. Também no Estado, as motocicletas continuam sendo o modal com maior índice de mortalidade. Os sinistros com motocicletas fizeram 171 vítimas fatais nas vias paulistas no último mês – um número que foi de 152 vítimas fatais em fevereiro de 2023 (aumento de 12,5%).

Reestruturação do Infosiga

O novo Observatório Estadual de Trânsito, sob coordenação do Detran-SP, com o respectivo aperfeiçoamento do Infosiga, está sendo idealizado com o objetivo de promover a análise ainda mais qualitativa dos dados referentes ao trânsito paulista, identificando assim, com mais propriedade, gargalos e demandas mais acentuadas por medidas preventivas, corretivas e assertivas. Mediante investimento de R$ 9 milhões em tecnologias e inteligência artificial, o Observatório trará o Infosiga com informações na nuvem, maior capacidade de processamento e de escalabilidade.

A partir de uma base de dados mais completa, será possível realizar o cruzamento de informações, como: condutores habilitados e veículos registrados no estado de São Paulo, além das infrações de trânsito cometidas pelos motoristas, para fins de geração de políticas públicas voltadas à segurança viária. Há previsão também de cruzamento desses dados com informações de sistemas da Secretaria da Saúde, Instituto Médico Legal, ARTESP, DER, cartórios de registro civil e do aplicativo de trânsito Waze, entre outros.

Foco constante na conscientização

O aumento das mortes no trânsito no último bimestre demonstra a relevância do reforço dos alertas, por meio das campanhas educativas que insistam na atenção e atitudes cuidadosas. Toda vida importa; nenhuma morte no trânsito é aceitável. Na última campanha do Detran-SP, veiculada durante o Carnaval 2024, o foco foi o respeito à vida, às leis de trânsito e ao uso do cinto de segurança, com o mote “Por um Carnaval Melhor na Rua, na Avenida e na Estrada”. Na campanha educativa anterior, em dezembro de 2023, início do período de férias escolares, a autarquia sugeriu de forma bem humorada que, além de seguir as leis de trânsito, os condutores se planejem antes de sair de casa e mantenham seus smartphones guardados, focando na tranquilidade, para que “a morte também possa tirar férias”.

Sobre o Respeito à Vida

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, o Respeito à Vida, um dos maiores programas de redução aos sinistros de trânsito do Brasil,  atua como articulador de ações com foco na redução de sinistros de trânsito. Gerido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, por meio do Detran-SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

Só em 2023 foram investidos mais de R$ 302 milhões, oriundos das multas de trânsito, em iniciativas voltadas à prevenção de ocorrências e à sinalização em municípios paulistas. O programa também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. Mobiliza a sociedade civil em torno de temáticas relacionadas à preservação de vidas no trânsito, por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

Além do Respeito à Vida, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo adota programas permanentes de ações de Educação para o Trânsito, como Cidadania em Movimento e Educação Viária é Vital.

Sobre o Detran-SP

O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Compartilhe esta notícia: